terça-feira, 8 de outubro de 2013

 Lente 50mm: por que ter uma?

 Hoje viemos falar de um assunto que muitos já devem ter ouvido ou até conhecem bem, mas como me perguntam bastante sobre lentes, resolvi me aprofundar em um especificamente a famosa 50mm ou carinhosamente chamada de cinquentinha.


 

O que a 50mm significa pra mim?

Eu já até comentei em outro post sobre a paixão que tenho por ela, mas acho legal contar minha experiência, porque a 50mm foi uma divisora de águas na minha fotografia. Há alguns anos, quando comecei a estudar e me interessar por essa arte, não conseguia exatamente os resultados que eu queria, mesmo com uma câmera razoável. Mas, toda frustração acabou quando adquiri a cinquentinha! Lembro exatamente da primeira vez que usei a 50mm, foi num ensaio fotográfico com tema de piquenique e eu virei a louca com cada foto que eu via no visor, fiquei em choque de tanta emoção. Finalmente tinha conseguido o efeito que sempre admirei e pode parecer besteira, mas naquele momento me senti fotógrafa de verdade.

Mas o que a faz ser tão especial?

A 50mm é uma lente clara, fixa e barata!
Clara porque podemos encontrá-la em 3 tipos de aberturas máximas de diafragma: f/1.8, f/1.4 e f/1.2. Em qualquer um dos modelos disponíveis, ela dá um resultado espetacular de desfoque. Quanto menor o número do diafragma, maior é a abertura e maior é o desfoque. Ou seja, com ela temos um muito controle sobre a profundidade de campo e conseguimos um excelente resultado em ambientes com pouca luminosidade.
Ela ser fixa significa que não tem zoom, ou seja, dá-lhe movimentação na hora de fotografar, passinhos pra frente e pra trás são indispensáveis na busca do ângulo desejado.
Uma lente barata porque tem um preço acessível para maioria das pessoas que querem investir um pouquinho em lentes. Ela pode ser encontrada a partir de R$350,00 com abertura f/1.8.


Por que escolher a 50mm?


Existem muitas opções de objetivas no mercado e geralmente cada uma possui certas características pra fotografar determinados assuntos. A qualidade das fotos está totalmente ligada a qualidade óptica da lente utilizada e o investimento em objetivas bem construídas geralmente é alto. Porém, se você ainda não trabalha com algo bem específico que exija um certo tipo de equipamento, a cinquentinha vai ser sua melhor amiga. Claro que quando você quiser fotos muito abertas vai sentir necessidade de uma grande angular, mas geralmente as lentes que acompanham os kits dão um resultado bem satisfatório nesses casos e complementam a belezinha da 50mm quando necessário.

 

Fique de olho!

Verifique sua câmera antes de comprar a objetiva, pois dependendo da marca existem opções de com ou sem motor no corpo e em certos fabricantes os motores são sempre incorporados nas lentes, o que faz desnecessária a presença do mesmo recurso no corpo. Para usar o foco automático, é necessário que um dos dois pelo menos tenha esse sistema presente.


                                                                                       Fonte: Mayara Megiolar no Blog E aí, beleza?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário