UMA QUESTÃO DE FOCO
Desde os fotógrafos novatos até os mais experientes revelam algumas dúvidas sobre a evolução fotográfica já que a técnica exige muito mais que apenas prática e cursos especializados, mais sim, um estudo sem fim. Uma delas é definitivamente a questão da nitidez das nossas imagens, já que muitas pessoas investem dinheiro comprando equipamentos caríssimos como câmeras e lentes especializadas, mas mesmo assim, a nitidez, o efeito esperado da fotografia, não é alcançado. Isso acontece porque não adianta esperar que o equipamento faça tudo sozinho, é importante saber como utilizá-lo e aproveitá-lo da melhor forma possível. Para isso, foram apresentadas algumas soluções para ajudar neste aspecto.
ACABEI DE COMPRAR UMA OBJETIVA CARÍSSIMA E ELA NÃO É TUDO ISSO. PEGUEI UM EXEMPLAR RUIM OU AS PESSOAS SUPERVALORIZAM ESSA OBJETIVA?
Pode ser qualquer uma dessas opções, assim como também, a lente pode vir a ser míope ou hipermetropia, já que pode acontecer da câmera vir com um pequeno desalinhamento. Basta uma variação de mícrons na montagem da baioneta para que a distância entre a lente e o sensor se torne fora do padrão. Mesmo os padrões de qualidade sendo bem rígidos, isso pode sim ocorrer, por isso é que algumas câmeras resolveram incorporar o recurso micro ajuste de foco. Via menu, se pode ajustar milimetricamente o foco para que o conjunto funcione melhor. A câmera memoriza o ajuste para cada lente e compensa o foco automaticamente.
TROQUEI DE CÂMERA E O FOCO FICOU MAIS DIFÍCIL DE ACERTAR! COMO ISSO?
Antigamente a tecnologia AF lidava com pontos simples onde podiam ser ativados um a um ou tudo ao mesmo tempo o que facilitava bastante focar, mas agora, na nova geração das câmeras, a focagem está mais sofisticada. Então, caso queira focar de maneira antiga é necessário configurar corretamente a câmera porque ela provavelmente deve estar ajustada para trabalhar de maneira mais automatizada, normalmente focando no ponto mais próximo que tiver contraste. Ou pode ser o caso, da câmera trocada ser diferente da anterior em questão de profundidade de campo, o que diferencia o enquadramento obrigando a usar uma lente diferente da qual costumava utilizar.
MESMO COM A MINHA CÂMERA CONFIGURADA E AS MELHORES LENTES, MINHAS IMAGENS NÃO FICAM TÃO BOAS QUANTO AS QUE VEJO NAS REVISTAS.
A diferença é que as imagens das revistas certamente são finalizadas e pós-produzidas. Existem técnicas e programas específicos para isso. Além disso, frequentemente são utilizadas três aplicações distintas de nitidez: Nitidez de entrada (feita de maneira geral na imagem com o software de conversão RAW); Nitidez seletiva (feita de maneira localizada usando conversores de RAW, Photoshop ou plug- ins especializados); e a Nitidez de saída (feita de maneira geral, mas baseada no sistema de impressão e no tamanho final da fotografia utilizando os mesmos programas de conversão de imagem).
QUE OUTRAS PROVIDÊNCIAS POSSO TOMAR PARA MELHORAR A NITIDEZ DAS MINHAS FOTOS?
Alguns pequenos procedimentos podem ser utilizados para ganhar maior definição:
a) Desabilitar a focagem do disparador usando apenas o botão AF-ON atrás da câmera para focar.
b) Ficar de olho na relação entre velocidade e distância focal da lente.
c) Se estiver fotografando produto ou tiver um tripé disponível, use a trava de espelho para garantir definição em baixas velocidades.
FONTE: REVISTA PHOTOS E IMAGENS ( ANO 13.#85)
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