9 características do fotógrafo de casamento moderno
Leo
Castro define o profissional e, assim, explica o que é preciso fazer
para ter um bom negócio - See more at:
http://wedding.photos.uol.com.br/9-caracteristicas-do-fotografo-de-casamento-moderno/#sthash.NMRyjObl.dpuf
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Leo Castro define o profissional e, assim, explica o que é preciso fazer para ter um bom negócio.
Imagem: Leo Castro |
Há alguns dias atrás quando encontrei um grande amigo. Ele fotografa casamentos há mais de 30 anos. É um jovem senhor com os seus 58 anos. Muita experiência e vivência no mundo de casamentos. Neste bate-papo deu uma grande aula sobre Marketing para Fotógrafos.
Admiro muito o seu trabalho pelo seu conhecimento técnico, inteligência e também pelo fato de conseguir uma agenda lotada há muitos anos.
Conversando, ele disse que em todo esse tempo de fotografia já fez inúmeros cursos e workshops, considerando este um dos maiores investimentos no seu produto. Além disso, falamos sobre vendas e marketing, onde falou sobre a mudança de comportamento atual dos clientes e o papel da entrada dos novos fotógrafos na formação da concorrência.
Ainda me deu dicas de como se diferenciar dos concorrentes, explicando que essa é uma das melhores ferramentas de vendas e preços. Com toda a sua experiência, fiquei curioso em saber como ele vendia seus serviços. Recebi uma simples resposta, “nesse caso Leo, não me comporto como um vendedor e sim como um consultor de negócios, onde procuro ser flexível para atrair novos clientes e mantê-los fiéis”.
Sobre preços, ele disse que não existe mágica. Você tem que conhecer os seus custos, seu público-alvo e construir valor para o seu cliente.
Para minha surpresa quando já nos despedíamos, ele me parabenizou pelo lançamento do blog de Marketing para Fotógrafos dizendo que todo fotógrafo moderno deve utilizar o marketing ao seu favor, pois esta é a melhor maneira de satisfazer as necessidades dos nossos clientes e que muitos profissionais erravam ao confundir marketing com marketing pessoal.
Imagem: Leo Castro |
Eu
fiquei admirado com a sua modernidade e a visão do negócio de
fotografia. Por isso resolvi escrever as dicas abaixo baseado neste
diálogo:
9 características do fotógrafo de casamento moderno:
1- Investimento em cursos e preparação técnica
Essa é a principal característica do
fotógrafo de casamento moderno. Antes de tudo ele procura se preparar,
faz cursos, workshops e pratica a exaustão. Conhece variadas técnicas de
iluminação, composição, fotometria e ainda estuda as mais diferentes
formas de arte como inspiração.
2- Conhece o seu cliente
Conhecer o que o cliente
procura e seus gostos pessoais é a melhor forma de garantir o retorno
sobre os investimentos em preparação técnica e prática. Conhecendo o
cliente o fotógrafo de casamento moderno consegue desenvolver produtos e
serviços de grande interesse de seu público alvo.
3- Sabe se diferenciar da concorrência
Quando o fotógrafo observa a
concorrência ele está muito mais interessado em identificar novas
técnicas utilizadas, composição diferenciada, relacionamento com o
cliente e construção do valor do que apenas mapear preços e competir por valores.
4- Não é um simples vendedor e sim um consultor
Ele tem no relacionamento com o cliente
uma força altamente competitiva, pois sabe que a confiança é um dos
pilares da construção de valor. Assim ele procura atender todos os
requisitos e procurar soluções diferenciadas que atendam o seu cliente.
5- É flexível, sabe adaptar o seu produto as necessidades do cliente
O profissional de fotografia conhece o
seu produto e sabe o momento exato de adaptá-lo as necessidades do seu
cliente. Se os noivos querem presentear os pais ele cria um novo pacote.
Se a noiva quer uma sessão pré-wedding diferente ele pesquisa e
apresenta as soluções.
6- Entende de finanças
Como todos os bons profissionais de
outras áreas, sabe lidar com fluxo de caixa, investimento, relação com
fornecedores,conhece todos os seus custos e suas despesas. Desta forma
tem vantagem competitiva na formação de preços e investimentos em ativos como equipamentos e estúdio.
7- Fazem da tecnologia uma grande aliada
Utiliza com facilidade softwares como
Lightroom e Photoshop. Está amplamente familiarizado com as redes
sociais e faz dela uma alavanca para seu relacionamento e divulgação do
trabalho. Utiliza a tecnologia de uma forma geral para facilitar a sua
vida e ganhar tempo.
8- Seu preço é o resultado do valor da sua fotografia
Quando precisa formar seu preço,
precifica seus serviços de acordo com o valor que a sua fotografia
recebe pelo seu público alvo. Identifica todos os custos associados,
constrói valor junto aos clientes fazendo com que o seu preço não seja o
diferencial e sim o seu olhar e a sua técnica apurada.
9- Faz do marketing o seu grande aliado
O fotógrafo de casamento moderno faz do marketing
uma alavanca para melhorar os seus resultados. Ele sabe definir o seu
público alvo. Sabe estabelecer parcerias com empresas do ramo. Utiliza
técnicas avançadas de negociação e vendas. Conhece as ferramentas de
e-mail marketing paravendas online. Sabe o valor que um bom design tem
na cabeça dos seus clientes.
Esse profissional, que está mudando o
mercado de fotografia, sabe perfeitamente a grande diferença de
marketing pessoal para marketing de produtos e serviços. Onde apenas a
venda de uma imagem não é a garantia de entre de produtos e serviços de
qualidade conforme o seu cliente espera.
Conclusão:
Ser moderno não tem nada a ver com a
idade e sim com a atitude. É nosso dever estudar e se preparar
continuamente para entregar um produto de qualidade compatível com nosso
preço. Além disso, devemos sempre abrir a mente e aprender, seja com
mais ou menos experientes. Utilizar técnicas de negócios, tecnologia e
marketing ao nosso favor. Dessa forma faremos do mercado de fotografia
um caminho para uma vida mais feliz.
Fonte: Blog Wedding
Há
alguns dias atrás quando encontrei um grande amigo. Ele fotografa
casamentos há mais de 30 anos. É um jovem senhor com os seus 58 anos.
Muita experiência e vivência no mundo de casamentos. Neste bate-papo deu
uma grande aula sobre Marketing para Fotógrafos.
Admiro muito o seu trabalho pelo seu
conhecimento técnico, inteligência e também pelo fato de conseguir uma
agenda lotada há muitos anos.
Conversando, ele disse que em todo esse
tempo de fotografia já fez inúmeros cursos e workshops, considerando
este um dos maiores investimentos no seu produto. Além disso, falamos
sobre vendas e marketing, onde falou sobre a mudança de comportamento
atual dos clientes e o papel da entrada dos novos fotógrafos na formação
da concorrência.
Ainda me deu dicas de como se
diferenciar dos concorrentes, explicando que essa é uma das melhores
ferramentas de vendas e preços. Com toda a sua experiência, fiquei
curioso em saber como ele vendia seus serviços. Recebi uma simples
resposta, “nesse caso Leo, não me comporto como um vendedor e sim como
um consultor de negócios, onde procuro ser flexível para atrair novos
clientes e mantê-los fiéis”.
Sobre preços, ele disse que não existe
mágica. Você tem que conhecer os seus custos, seu público-alvo e
construir valor para o seu cliente.
Para minha surpresa quando já nos despedíamos, ele me parabenizou pelo lançamento do blog de Marketing para Fotógrafos
dizendo que todo fotógrafo moderno deve utilizar o marketing ao seu
favor, pois esta é a melhor maneira de satisfazer as necessidades dos
nossos clientes e que muitos profissionais erravam ao confundir
marketing com marketing pessoal.
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Há
alguns dias atrás quando encontrei um grande amigo. Ele fotografa
casamentos há mais de 30 anos. É um jovem senhor com os seus 58 anos.
Muita experiência e vivência no mundo de casamentos. Neste bate-papo deu
uma grande aula sobre Marketing para Fotógrafos.
Admiro muito o seu trabalho pelo seu
conhecimento técnico, inteligência e também pelo fato de conseguir uma
agenda lotada há muitos anos.
Conversando, ele disse que em todo esse
tempo de fotografia já fez inúmeros cursos e workshops, considerando
este um dos maiores investimentos no seu produto. Além disso, falamos
sobre vendas e marketing, onde falou sobre a mudança de comportamento
atual dos clientes e o papel da entrada dos novos fotógrafos na formação
da concorrência.
Ainda me deu dicas de como se
diferenciar dos concorrentes, explicando que essa é uma das melhores
ferramentas de vendas e preços. Com toda a sua experiência, fiquei
curioso em saber como ele vendia seus serviços. Recebi uma simples
resposta, “nesse caso Leo, não me comporto como um vendedor e sim como
um consultor de negócios, onde procuro ser flexível para atrair novos
clientes e mantê-los fiéis”.
Sobre preços, ele disse que não existe
mágica. Você tem que conhecer os seus custos, seu público-alvo e
construir valor para o seu cliente.
Para minha surpresa quando já nos despedíamos, ele me parabenizou pelo lançamento do blog de Marketing para Fotógrafos
dizendo que todo fotógrafo moderno deve utilizar o marketing ao seu
favor, pois esta é a melhor maneira de satisfazer as necessidades dos
nossos clientes e que muitos profissionais erravam ao confundir
marketing com marketing pessoal.
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