sexta-feira, 13 de abril de 2012



 As reflex que filmam e dão show



  A onda começou com a Canon em 2008 e de lá pra cá tudo muda entre profissionais de foto e vídeo. As DSLRs (digital single-lens reflex) estão marcando um novo ciclo para fotógrafos, vídeo-makers e cineastas desde 2008, quando a Canon lançou a câmera DSLR EOS 5D Mark II que permite a captura de vídeo full HD. A partir daí outros fabricantes entraram na corrida para desenvolver modelos com o recurso gravação em alta definição. E até as maiores fabricantes de filmadoras tradicionais, percebendo esse movimento, prepararam lançamentos tentando segurar seu mercado.

O vídeomaker Pepê Figueroa, no Rio de Janeiro, acompanha essa tecnologia desde o início e a incorporou em suas reportagens. “Digo que agora posso brincar de cinema no casamento”, conta. É a profundidade de campo que faz o vídeo lembrar cinema.
Parece que os primeiros a gravarem clipes com DSLR para serem inseridos no vídeo e slide show foram fotógrafos e videomakers de casamento. Pioneiros no uso da Mark II para filmagem, os canadenses Stephen e Jennifer Bebb.

Por não ser uma filmadora profissional, a DSLR tem limitações, como latitude pequena, tempo de gravação e tamanho de sensor três vezes menor do que a filmadora de 35mm. Mesmo assim seduz publicitários pelo baixo custo de produção. Várias peças publicitárias foram produzidas em DSLRs.

Com cara de cinema – Antes do vídeo DSLR, as produções do ramo lembravam televisão. Hoje, lembram cinema. E os mais experientes do Brasil ressaltam a importância do desenvolvimento da linguagem cinematográfica em fotógrafos que pretendem embarcar nessa. Hoje faz filmes de casamento inteiros só com este tipo de equipamento. São seis cinegrafistas posicionados para não perder nada. “A primeira impressão foi que é difícil filmar com este equipamento. Para quem é do cinema, é preciso aprender muito da técnica do fotógrafo, e vice-versa. Só depois vem a criatividade”, afirma Everton.

O fotógrafo ainda diz que o diferencial fica na possibilidade de adaptar a troca de lentes para cada momento do evento. E que uma das grandes limitações técnicas está no áudio, daí a necessidade de instalar vários pontos de captura para que o som tenha qualidade compatível com a imagem de cinema. São microfones de lapela nos noivos e padre, e outros para captar o som ambiente, a música, etc.

Prós e Contras do Vídeo DSLR
Contras
- Gravação de no máximo 4 gigas (cerca de 12 minutos)
- Baixa qualidade na captação do áudio
- Pouca estabilidade
- Alguns modelos apresentam superaquecimento
- Dificuldade no controle do foco manual
Prós
- Qualidade de 45 Mbps (formato AVCHD da maioria das filmadoras tem 27 Mbps)
- Maiores sensores e lentes mais claras (um dos maiores benefícios para o vídeo)
- Custo inicial
-Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário