terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Como as Câmeras vão pelo mundo



  • A alemã Leica dobrou as vendas em apenas seis meses dos modelos mais caros: S2 eM9. A previsão é a empresa faturar 110 milhões de euros em 2010.

  • As vendas de cãmeras com lentes intercambiáveis cresceram em 2010 nos EUA. Compactas digitais caíram 4%, segundo a NPD Group. Há dez anos uma DSLR custava 3.500 dólares. Em 2008 um modelo desse tipo era vendido por mil dólares. Dos oito modelos de DSLR comercializados pela Sony nos Estados Unidos, seis deles custam menos de mil dólares (o que facilita a quantidade de fotógrafos entrantes). Em 2010, 62% das câmeras com lentes intercambiáveis ofereciam gravação de vídeo. em HD.

  • 75% das famílias norte-americanas têm uma câmera digital. em 2004, metade das famílias tinha uma câmera digital em casa.

  • As câmeras 3D representam 5% das vendas mundiais de compactas digitais.

  • Em 2009, o mercado de câmeras digitais encolheu 75%.

  • Em mercados emergentes, a câmera digital vai muito bem. Na índia, por exemplo, o crescimento foi de quase 75% em 2010.

  • Os destaques em 2010: câmeras com gravação de vídeo HD, Micro 4/3 e modelos 3d.

Vídeo DSLR e HD vídeo



Cada vez mais comum uma câmera trazer gravação de vídeo em HD. Para competir, os fabricantes de filmadoras lançaram modelos de bolso, justamente a grande vantagem das câmeras. Só que não é por isso que o vídeo em câmeras fotográficas faz sucesso. Caiu no no gosto de todos, porque é dois em um. E traz a possibilidade de slide shows sem a necessidade de dois equipamentos. O segmento de Vídeo DSLR bombou, com campanhas de TV filmadas em reflex digitais de alta resolução, como as propagandas da Nextel. Programas de TV do Brasil e do exterior também entraram na onda. Veio para ficar. Em 2010 surgiram muitos acessórios que facilitam quem quer filmar com a DSLR. Exemplos: LEDs e suportes especiais.



O que vem por aí?

A nova onda é o Full HD e o 3D. E isso vale também para compactas digitais, algo que já acontece em alguns modelos da Nikon e Sony. Novos acessórios e até programas que aprimoram o desempenho desses equipamentos devem chegar com força em 2011.